Show Less
Restricted access

A circulação literária e cultural

Series:

Edited By Jose Luis Jobim

Uma questão importante para os estudos literários é a circulação de obras além de seu lugar de origem. Muitos outros aspectos devem ser levados em consideração também, como a posição assimétrica dos autores e de suas obras na circulação internacional, condicionada pela posição relativa de línguas e culturas em um mercado global. Este volume estuda a circulação literária e cultural e inclui ensaios que exploram este tópico tanto em estudos de caso, analisando obras e autores de diversas literaturas e culturas, quanto em discussões sobre questões teóricas referentes à circulação e a tudo que ela implica: temporalidade, lugar, método, objetos materiais e conceitos.

Show Summary Details
Restricted access

Sobre os autores

Extract



BENJAMIN ABDALA JUNIOR é Professor Titular da FFLCH da Universidade de São Paulo. Pesquisador 1 A do CNPq, foi Coordenador dessa área e membro do Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior dessa agência do MEC. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada, da AFROLIC, ex-Vice-Presidente da Comissão de Cooperação Internacional da USP, foi por duas gestões representante dessa área do conhecimento no CNPq. Membro do Conselho Editorial de várias revistas científicas, foi diretor ou coordenador de séries ou coleções editoriais, entre elas, a Princípios e Fundamentos (Editora Ática). Publicou 48 títulos de livros (autorais, coletâneas, antologias) sendo os últimos Literatura Comparada e reflexões comunitárias, hoje (2012); Estudos comparados: teoria, crítica e metodologia (2014); e Graciliano Ramos: muros sociais e aberturas artísticas.

FÁBIO ALMEIDA DE CARVALHO é Professor de Literatura na Universidade Federal de Roraima e pesquisador do CNPq. Em sua pesquisa, tem tratado das trocas e transferências culturais na região norte da América do Sul, ênfase nos séculos XIX e XX.

HELENA CARVALHÃO BUESCU é Professora Titular de Literatura Comparada na Universidade de Lisboa. Suas áreas principais de interesse são os séculos XIX e XX, bem como questões teóricas em literatura comparada e world literature. Ela colabora regularmente com universidades estrangeiras como Professora Visitante (Universidades de Köln, Indiana, King’s College London, Santiago de Compostela, Porto Alegre, Belo Horizonte,...

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.