Show Less
Restricted access

A circulação literária e cultural

Series:

Jose Luis Jobim

Uma questão importante para os estudos literários é a circulação de obras além de seu lugar de origem. Muitos outros aspectos devem ser levados em consideração também, como a posição assimétrica dos autores e de suas obras na circulação internacional, condicionada pela posição relativa de línguas e culturas em um mercado global. Este volume estuda a circulação literária e cultural e inclui ensaios que exploram este tópico tanto em estudos de caso, analisando obras e autores de diversas literaturas e culturas, quanto em discussões sobre questões teóricas referentes à circulação e a tudo que ela implica: temporalidade, lugar, método, objetos materiais e conceitos.

Show Summary Details
Restricted access

14 Enciclopédia Brasileira, política de línguas e circulação de ideias de democratização da cultura: Mário de Andrade (1939) e Eurialo Canabrava (1957) (Bethania Mariani)

Extract

← 286 | 287 →

BETHANIA MARIANI

14  Enciclopédia Brasileira, política de línguas e circulação de ideias de democratização da cultura: Mário de Andrade (1939) e Eurialo Canabrava (1957)

Dois projetos de organização de uma enciclopédia brasileira marcam a história do Brasil no século XX: em 1939, Mário de Andrade, e, em 1957, E. Canabrava propõe, no âmbito do Instituto Nacional do Livro, um projeto similar. O interesse, aqui, é observar como questões linguísticas são significadas tendo em vista tão distintas condições de produção.

De que lugar teórico eu falo? Falo do lugar da análise do discurso e da história das ideias linguísticas, dois campos teóricos entrelaçados na discussão sobre a formação língua nacional em sua relação com o Estado-nação.

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.