Show Less
Restricted access

O comportamento linguístico dos emigrantes portugueses na Áustria

Cláudia Fernandes

Com o regresso da emigração ao quotidiano português, tornou-se manifesto que o fenómeno adquiriu contornos diferentes em comparação às vagas de emigrantes anteriores. Esta investigação centrou-se nos portugueses residentes na Áustria e procurou descrever o comportamento da língua portuguesa em contacto com as diferentes línguas estrangeiras com as quais convive em contexto austríaco e as consequências daí decorrentes. Por exemplo, em que medida há interferências de outras línguas, quais as estratégias dos falantes para gerir as suas competências linguísticas, quais as áreas mais permeáveis a transferências, etc. Como se trata de uma comunidade recente e não muito numerosa, os fenómenos linguísticos puderam ser observados ainda numa fase inicial.
Show Summary Details
Restricted access

Agradecimentos

Extract



Ao terminar esta tese de doutoramento, não posso deixar de expressar o meu sincero e sentido agradecimento a todos os que me incentivaram a levar a cabo este projecto e que me apoiaram na realização desta empresa. Agradeço assim:

Ao meu orientador, emer. O. Univ.-Prof. Dr. Georg Kremnitz, por me ter aceitado como sua doutoranda, por não me ter deixado desistir antes mesmo de eu ter começado e, sobretudo, pela disponibilidade dispensada, pelos seus sábios conselhos e perspicazes observações.

A todos os entrevistados, sem o contributo dos quais esta investigação não teria sido realizada, pela sua disponibilidade, simpatia e cooperação.

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.