Show Less
Restricted access

Collecçam dos Papeis Anonymos

Editada por Hans Fernández e Pascal Striedner

Series:

Bento Morganti

Edited By Hans Fernández and Pascal Striedner

A Collecçam dos Papeis Anonymos constitui o primeiro texto do gênero spectator aparecido na península ibérica. Atribuída ao religioso Bento Morganti, a obra circulou na cidade de Lisboa — num contexto marcado pela Censura e Inquisição — em forma de folhas volantes entre os anos de 1752 e 1754. Ao longo de quatro coleções e 44 números, sua instância narrativa reflete com base em um pensamento próprio do Iluminismo sobre a necessidade de transformar a sociedade portuguesa, especialmente por meio da educação, com a finalidade de levá-la ao nível das mais avançadas da Europa.

A presente edição diplomática dá a conhecer o «Manuscrito de Coimbra» e tenta contribuir para a pesquisa dos spectators em Portugal.

Show Summary Details
Restricted access

Como se deve communicar a Sciencia.

Extract



AChava-me hum dia destes muito bem descançado em minha caza, quando me entrou pela porta dentro hum dos amigos com quem costumo associarme para tomar o meu passeyo, e entrou a persuadirme, que fosse com elle ouvir hum Orador, que tinha chegado por grande fama; que era hum homem doutissimo, e elegante, e que tinha conciliado para a sua estimaçaõ hum conceito grande de seus ouvintes, pela raridade da sua eloquencia, e pelo elevado de suas idéas, e era taõ fundo tudo quanto dizia, que lograva presentemente grandes creditos na Oratoria. Persuadiram-me as expressones do meu Amigo, que naõ pude recuzar o convite, princi-[26]palmente tendo eu pouco que fazer, porque naõ sendo assim, tambem naõ fora, pois ordinariamente estes Oradores elevados tocaõ no termo de impertinentes, e enfadonhos; finalmente chegamos ao citio, entramos com algum trabalho por estarem os lugares occupados, porque a fama tinha arrastado muita gente, e em breve tempo dei com os olhos no Orador. Dispos-se em publico com todas affectadas ceremonias do estillo, medio com pauza demasiada o lugar, e os assistentes, e deu principio à sua Oraçaõ: mas logo soltou huns periodos tam cheyos de expressoens retumbantes, e frazes tam imperceptiveis, que custou muito a desfazer algumas para atinar com o que queria dizer; palavras taõ novas, e tam latinadas, que certamente era precizo hum novo Vocabulario distinto do P. Bluteau, para se achar a sua significaçaõ em Portuguez: Declamou contra alguns vicios; e elogiou algumas virtudes...

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.