Show Less
Restricted access

Collecçam dos Papeis Anonymos

Editada por Hans Fernández e Pascal Striedner

Series:

Bento Morganti

Edited By Hans Fernández and Pascal Striedner

A Collecçam dos Papeis Anonymos constitui o primeiro texto do gênero spectator aparecido na península ibérica. Atribuída ao religioso Bento Morganti, a obra circulou na cidade de Lisboa — num contexto marcado pela Censura e Inquisição — em forma de folhas volantes entre os anos de 1752 e 1754. Ao longo de quatro coleções e 44 números, sua instância narrativa reflete com base em um pensamento próprio do Iluminismo sobre a necessidade de transformar a sociedade portuguesa, especialmente por meio da educação, com a finalidade de levá-la ao nível das mais avançadas da Europa.

A presente edição diplomática dá a conhecer o «Manuscrito de Coimbra» e tenta contribuir para a pesquisa dos spectators em Portugal.

Show Summary Details
Restricted access

Contra a Impudencia.

Extract



TOdos sabem a difficuldade que ha para agradar a todos, e ainda he mais impossivel que dificultozo, que todos uniformemente gostem do mesmo Com o papel antecedente que falava nos Bailles de Mascaras, sei que naó ficaraõ muitas pessoas satisfeitas, porque lhe naõ falei a seu gosto, ao mesmo tempo que ma-[98]yor numero de outras acharaõ que falou a razaõ contra a liberdade, e contra o abuzo. Entre as primeiras naõ faltou huma que disse, que naõ era aquelle ponto tam criminozo que merecesse huma taõ ampla censura, porque podendo ser de sua natureza indiferente, se devia conceber pela melhor parte; porque havia outros mais escandalozos que podiaõ muito bem servir de argumento, e que por serem mais frequentes eraõ mais reprehensiveis, e de quem era totalmente alhea a indifferença. Isto dito assim secamente, confesso que me deo hum pouco de cuidado, ao menos para discorrer aonde se encaminhava esta idea; mas passados alguns dias, topei com o motivo desta advertencia; e o certo he que teve muita razaõ em dizer esta tal pessoa que havia couza mais escandaloza contra quem justamente se pode declamar.

Foi o cazo; recolhendome para minha casa na tarde de hum Domingo desta Quaresma, e devendo fazer caminho por huma rua em que està cituada huma antiga Paroquia, vi hum tal tumulto de homens, que entrei no susto do que seria taõ tumultuozo ajuntamento; mas chegando para mais perto, vim a conhecer, que era hũa turba indigna...

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.