Show Less
Restricted access

Collecçam dos Papeis Anonymos

Editada por Hans Fernández e Pascal Striedner

Series:

Bento Morganti

Edited By Hans Fernández and Pascal Striedner

A Collecçam dos Papeis Anonymos constitui o primeiro texto do gênero spectator aparecido na península ibérica. Atribuída ao religioso Bento Morganti, a obra circulou na cidade de Lisboa — num contexto marcado pela Censura e Inquisição — em forma de folhas volantes entre os anos de 1752 e 1754. Ao longo de quatro coleções e 44 números, sua instância narrativa reflete com base em um pensamento próprio do Iluminismo sobre a necessidade de transformar a sociedade portuguesa, especialmente por meio da educação, com a finalidade de levá-la ao nível das mais avançadas da Europa.

A presente edição diplomática dá a conhecer o «Manuscrito de Coimbra» e tenta contribuir para a pesquisa dos spectators em Portugal.

Show Summary Details
Restricted access

Continua a mesma materia.

Extract



IMmediata à sepultura antecedente para a parte da Epistola, estava outra na forma seguinte. [18]



[19] Junto a esta no meyo da Capella estava outra sepultura, cuja pedra ou naõ teve letras, ou se as teve as consumio o tempo de tal sorte que se naõ podiaõ ver nem ainda leves vestigios, e nella se achou huma cabeça com alguns cabellos, e com solideo encarnado: ossos de pernas, e braços, e alguns bocados de vestiduras, que mostravaõ ser encarnadas, e eraõ de seda: mas como pela falta de inscripçaõ se naõ pode saber o sogeito, discorro que seria o Cardial Joaõ Arcebispo de Lisboa. No Archivo da mesma Bazilica naõ sey que haja memoria particular deste Arcebispo, ou da sua trasladaçam para esta Igreja.

←233 | 234→Sabese que D. Joaõ Affonso de Azambuja foi segundo Arcebispo de Lisboa, e fundou o Mosteiro do Salvador de Religiozas da Ordem de S. Domingos aonde teve o seguinte Epitafio.

Neste Coro de sima está sepuliado D. Joam Esteves Privado Segundo Arcebispo de Lisboa, Cardeal da Santa Igreja Romana do titulo de S. Pedro ad vincula, e de Santa Eudoxia Fundador deste Mosteiro, e Padroeiro delle, que em Bolonha solemnizou a sepultura de S. Domingos, em Roma o Mosteiro de S. Jeronymo, e nesta Cidade este em que se mandou sepultuar; faleceo em 23. de Janeiro de 1415.

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.