Show Less
Restricted access

Contactos linguísticos na sequência da expansão portuguesa

Series:

Edited By Gerda Haßler and Barbara Schäfer-Prieß

Como povo marítimo que no século XV iniciou a expansão atlântica europeia, os portugueses entraram cedo em contacto com muitas culturas e línguas diferentes. O contacto entre as línguas fez surgir variações, o que atualmente se traduz numa polifonia no espaço linguístico lusófono e em cujo desenvolvimento ocorreram vários processos de transformação.

Show Summary Details
Restricted access

Introdução (Gerda Haßler & Barbara Schäfer-Prieß)

Extract

Gerda Haßler & Barbara Schäfer-Prieß

Introdução Contactos linguísticos na sequência da expansão portuguesa

Este volume contém a seleção dos trabalhos da secção de Linguística apresentados no 12º Congresso Alemão Lusitanista que se realizou a 13 a 16 de setembro de 2017 na Universidade Johannes Gutenberg, em Mainz. O mote dado neste congresso foi o da “Polifonia: uma língua, muitas vozes”, o qual permite vários pontos de abordagem linguística.

Como povo marítimo que no século XV iniciou a expansão atlântica europeia, os portugueses entraram cedo em contacto com muitas culturas e línguas diferentes. O contacto linguístico daí resultante e as consequências advindas, tanto para o povo português como para as línguas de contacto – não europeias e europeias – foram objeto dos trabalhos científicos apresentados pela secção de Linguística. O contacto entre as línguas fez surgir variações, o que atualmente se traduz numa polifonia no espaço linguístico lusófono e em cujo desenvolvimento ocorreram vários processos de transformação. A diversidade linguística resultante foi igualmente tratada em artigos apresentados, como é o caso da investigação sobre a adoção do português de determinado vocabulário de línguas europeias, africanas, asiáticas e americanas, e vice-versa. Também foram bem-vindos os trabalhos científicos que incidiram sobre a linguística missionária, as...

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.