Show Less
Restricted access

Nos passos de Aquilino

Series:

Maria Joao Reynaud, Francisco Topa and John Thomas Greenfield

A edição de Nos passos de Aquilino encerra um ciclo de homenagens a Aquilino Ribeiro (1885–1963), o Autor de A Casa Grande de Romarigães. Assinados por reconhecidos especialistas e investigadores de mérito, provenientes de diversos pontos do país e de França, os estudos aqui compilados procuram contrariar a tendência relativamente recente para o esquecimento de uma obra que alimentou o imaginário de sucessivas gerações de leitores e que constitui, hoje como ontem, um impressionante repositório da nossa língua viva. Embora muitas facetas do trabalho de Aquilino tenham ficado por debater, os passos aqui dados na peugada deste Mestre ficarão como um contributo digno para a celebração do cinquentenário da sua morte.
Show Summary Details
Restricted access

Rui Lage - O Demo na Arcádia: natureza, artifício e alegoria em Andam Faunos pelos Bosques

Extract

| 225 →

Rui Lage

O Demo na Arcádia: natureza, artifício e alegoria em Andam Faunos pelos Bosques

Resumo: Este artigo está centrado no quarto romance de Aquilino, Andam Faunos pelos Bosques, um texto alegórico-satírico em que o autor reconfigura o universo artificioso da pastoral no quadro de um erotismo telúrico e de uma emancipação dionisíaca do corpo ao arrepio da dogmática católica e da prédica dos seus delegados.

Abstract: This article concentrates on Aquilino’s fourth novel, Andam Faunos pelos Bosques: this is an allegorical-satirical text in which the author reconfigures the artful universe of a pastoral text within the framework of a telluric eroticism and a Dionysian emancipation of the body which are contrary to Catholic dogma and the preaching of its representatives.

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.