Show Less
Restricted access

A Angústia da Influência

Política, Cultura e Ciência nas relações da Alemanha com a Europa do Sul, 1933–1945

Series:

Fernando Clara and Cláudia Ninhos

Os ensaios reunidos neste volume reflectem sobre a angústia da influência que a Alemanha nacional-socialista sente na sua relação específica com os países da Europa do Sul com quem, à época, tem afinidades ideológicas manifestas (Itália, Espanha, Portugal). E fazem-no, num quadro disciplinar polifacetado onde convivem e interagem a política, a cultura e a ciência. Não se trata de analisar a propaganda nacional-socialista ou de reflectir sobre as suas estratégias discursivas e retóricas, mas sim de procurar compreender o que fica aquém e além do seu discurso: como se caracterizam os contextos locais em que esta retórica se inscreve? Quais as modalidades que essa angústia da influência alemã conheceu ou adoptou? Quais as suas realizações efectivas, em termos culturais e científicos?
Show Summary Details
Restricted access

A tecnologia alemã nos Açores entre as duas guerras mundiais

Extract

Sérgio Rezendes

O presente estudo tem como objetivo promover o desenvolvimento de uma perspectiva global, estruturada e lógica da expansão da História do Atlântico cujos interesses, formações imperiais, espaços, formas de estabelecimento ou influência, formais e informais, ligações e justaposições, possam ser comparadas e debatidas, problematizando-se e conceptualizando-se de forma crítica e sustentada as dinâmicas que no passado e no presente marcaram ou marcam as sociedades de ambas as margens.

Este estudo visa também aprofundar a relação entre ambas as guerra mundiais, encaixando os Açores dentro dos movimentos ideológico-políticos e económicos que lhes deram protagonismo durante toda a primeira metade do século XX e os seus reflexos culturais e tecnológicos, enquadrando-os por sua vez numa política internacional de união ocidental em que pela primeira vez se conheceria um grande pacto de direito internacional: a Sociedade das Nações, que visava criar soluções racionais na política em substituição das opções da força ou do acaso.

A sua escolha visa especializar o seu autor na primeira metade do século XX e no papel do arquipélago para com as duas margens do Atlântico, tornando-se fulcral perceber e contextualizar os meandros pelos quais todas as grandes nações ao tempo se regularam até mesmo porque as ilhas tiveram (e ainda têm) bases de apoio marítimo e...

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.