Show Less
Restricted access

Construção de Identidade(s)

Globalização e Fronteiras

Series:

Edited By Ana Isabel Boura, Francisco Topa and Jorge Martins Ribeiro

Este volume debate o tema da construção de identidade(s), numa época em que fronteiras e globalização coexistem. Ao longo de onze capítulos, a questão é discutida de um ponto de vista pluridisciplinar, com abordagens provenientes do campo da ciência política, da história, dos estudos culturais, da geo-historiografia, dos estudos literários, da teoria e da didática da literatura, bem como da sociologia. O livro inclui uma segunda parte consagrada ao 2.º centenário das invasões francesas no norte de Portugal. Focando processos, personalidades e locais relevantes da História e da Cultura, esta obra procura ser um contributo cientificamente inovador, de leitura proveitosa tanto para especialistas, como para o grande público.
Show Summary Details
Restricted access

O nosso tempo, os nacionalismos e as guerras napoleónicas

Extract

*

A Europa dos nossos dias vive uma crise política, com complexas incidências sociais e económicas de imprevisível alcance. Compõe-se de sociedades nacionais maioritariamente integradas na União Europeia, com agitação decrescente nos Balcãs, prevalecendo os regimes democráticos representativos.

A Leste reverdece autónoma e oligárquica a afirmação «imperial» da Rússia. A Ocidente e a Norte estão a França e a Alemanha, com predomínio sensível desta, enquanto a Inglaterra mantém uma ligação privilegiada de dependência com os Estados Unidos sem por isso deixar de pesar, em primeira linha, mas anquilosada, no contexto europeu.

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.