Loading...

Actas do Colóquio Comemorativo do Nascimento de Miguel Torga

Faculdade de Letras da Universidade do Porto 22 e 23 de Novembro de 2007

by Maria de Fátimo Marinho (Volume editor)
©2009 Monographs 252 Pages
Series: CITCEM, Volume 8

Summary

Como é visível no índice do volume, as cerca de vinte comunicações, de autores internacionais (França e Itália) e nacionais (Açores, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Porto), versaram todas as facetas da obra do escritor e, apesar de muitos dos seus textos já terem sido, anteriormente, alvo de estudos, a verdade é que o alto nível das intervenções e o interesse manifestado pelos estudantes contribuíram para o aprofundamento de alguns aspectos que ainda não tinham sido completamente esclarecidos nos anteriores trabalhos publicados.
A oferta, por Clara Rocha, da primeira edição de O Porto à Faculdade de Letras foi o ponto alto do colóquio e fez jus à declamação de textos de Torga por Maria do Céu Guerra e à qualidade dos contributos seguintes, que se dividiram entre a abordagem da poesia, do conto e do romance, com perspectivas diferentes e complementares. Foi ainda salientada a preocupação do autor com o estabelecimento da identidade nacional, preocupação actualizada nos mais ínfimos detalhes da sua obra.

Details

Pages
252
Year
2009
ISBN (Softcover)
9783899751390
Language
Spanish; Castilian
Keywords
Nationale Identität Portugiesische Literatur Portugiesische Literaturwissenschaft Portugiesische Lyrik Torga, Miguel Universität Porto
Published
München, 2008. VIII, 252 p.

Biographical notes

Maria de Fátimo Marinho (Volume editor)

Previous

Title: Actas do Colóquio Comemorativo do Nascimento de Miguel Torga