Show Less
Restricted access

Interculturalidade e plurilinguismo nos discursos e práticas de educação e formação em contextos pós-coloniais de língua portuguesa

Series:

Edited By Maria Helena Araujo e Sa and Carla Maria Ataíde Maciel

Esta obra decorre do crescente interesse em estudos com foco no plurilinguismo e na interculturalidade em espaços de educação e formação, e, ainda, do reconhecimento da ausência generalizada de pesquisas sobre estas questões em contextos pós-coloniais de língua portuguesa, onde a diversidade linguístico-cultural endógena e exógena é marcada por desafios e tensões decorrentes de percursos históricos complexos e singulares.

O livro reúne 15 artigos assinados por 23 investigadores, especialistas em educação, linguistas ou didatas de línguas, que refletem sobre os discursos e as práticas de educação e formação em espaços onde o português está em contacto com outras línguas europeias (o inglês e o francês) e não europeias (como línguas tupí-guarani, bantu, khoisan, indo-arianas, austronésicas e papuas), em contextos africanos (Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Cabo Verde), asiáticos (Goa, Timor-Leste e Macau) e, ainda, no contexto latino-americano brasileiro. São, pois, divulgados resultados de pesquisas sobre a educação plurilingue e intercultural envolvendo a língua portuguesa, em espaços geopolíticos diversos e com múltiplas configurações.

Numa altura em que a língua portuguesa se evidencia no contexto global, este livro proporciona múltiplas viagens nos tempos e espaços que os falantes desta língua têm cruzado e onde se encontram com outras línguas e culturas, evidenciando de que modo a educação tem sido e pode ser considerada como componente fundamental desta aventura.

Maria Helena Araújo e Sá é professora do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Portugal, onde trabalha nas áreas do plurilinguismo, intercompreensão e interculturalidade. É diretora do Programa Doutoral em Educação e coordenadora cientifica do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores.

Carla Maria Ataíde Maciel é professora da Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique, onde exerce funções de Diretora Científica. Trabalha na formação de intérpretes e de professores de português língua segunda e de inglês língua estrangeira. É membro da Comissão Nacional do Instituto Internacional de Língua Portuguesa.