Show Less
Restricted access

Manual do Mediador Internacional

José Pascal da Rocha

A mediação internacional é tanto uma arte quanto uma ciência. A fim de lançar alguma luz e aprender com instâncias de mediação política, este estudo se concentrará na mediação política como um meio de regulação de conflitos, pelo qual um conflito violento é terminado e o terceiro mandatado auxilia as partes a encontrar estruturas novas ou diferentes e mecanismos para resolver suas queixas subjacentes. Com base em 5 fases distintas, o manual tentará ilustrar e demonstrar os mecanismos gerais do processo de mediação, desde o início do processo de mediação até o alcance de um resultado mediado. Finalmente, um estudo de caso complexo das mediações do Sudão será usado para dar sentido ao modelo de mediação apresentado. O manual terminará com algumas lições importantes aprendidas com o estudo de caso e com os pensamentos finais gerais. Como tal, dedica-se a informar o curioso, a servir como um companheiro de pensamento para o praticante mais instruído, e para estimular mais design conceitual e inovação com o formulador de políticas, a fim de continuar trabalhando para o estabelecimento de uma epistemologia básica de mediação.

Show Summary Details
Restricted access

Prefácio da tradutora

Extract



A tradutora deste livro, Victória Santos, é doutoranda pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio) e assistente de pesquisa da Unidade do Sul Global para Mediação (Global South Unit for Mediation, ou GSUM). Em sua pesquisa, Victória explora as práticas que conformam o tratamento da violência na América Latina, com ênfase nas interconexões entre atividades de segurança pública e resolução de conflitos. O GSUM, por sua vez, é uma iniciativa criada em 2013 pelo IRI/PUC-Rio, através do BRICS Policy Center, que conta com o Dr. José Pascal da Rocha entre seus fellows. A Unidade é uma plataforma de pesquisa, ensino e aprendizado dedicada à produção, debate e difusão de conhecimentos sobre atividades relacionadas à construção da paz e à transformação de conflitos, incluindo negociações de paz internacionais, mediação e operações de paz.

Uma das formas dessa difusão de conhecimentos pelo GSUM tem sido a tradução de textos seminais no campo da mediação internacional, que vão desde produções acadêmicas até conteúdos que refletem lições práticas dessa área. Nesse contexto, a tradução deste livro para a língua portuguesa contribui para o fortalecimento do campo da mediação internacional também em países lusófonos, participando na construção de uma rede de acadêmicos, diplomatas, oficiais governamentais e atores não-governamentais interessados em tais...

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.