Show Less
Restricted access

A circulação literária e cultural

Series:

Jose Luis Jobim

Uma questão importante para os estudos literários é a circulação de obras além de seu lugar de origem. Muitos outros aspectos devem ser levados em consideração também, como a posição assimétrica dos autores e de suas obras na circulação internacional, condicionada pela posição relativa de línguas e culturas em um mercado global. Este volume estuda a circulação literária e cultural e inclui ensaios que exploram este tópico tanto em estudos de caso, analisando obras e autores de diversas literaturas e culturas, quanto em discussões sobre questões teóricas referentes à circulação e a tudo que ela implica: temporalidade, lugar, método, objetos materiais e conceitos.

Show Summary Details
Restricted access

4 Literaturas para um imaginário global: a circulação da literatura digital em espanhol (Begoña Regueiro / Amelia Sanz / Miriam Llamas)

Extract

← 70 | 71 →

BEGOÑA REGUEIRO, AMELIA SANZ E MIRIAM LLAMAS

4    Literaturas para um imaginário global: a circulação da literatura digital em espanhol

Neste capítulo repassamos as características da circulação na Rede das literaturas digitais em espanhol, com o fim de identificar suas diferenças de funcionamento com relação à literatura impressa e, por conseguinte, sua especificidade como campo literário. Tomamos a circulação destas obras de arte digitais não só como premissa metodológica para seu estudo, mas também como modo de funcionamento do literário que pode ser estudado não só a partir de suas origens, mas também em sua mobilidade. Assim demonstramos que a circulação das literaturas digitais em espanhol é possível graças a uma série de estratégias que enumeramos e, inclusive, é tematizada como elemento central nestas obras com fim de produzir um efeito de globalização e, desta maneira, contribui para o desenvolvimento de um imaginário hipermidiático e global.

Circular, globalizar, imaginar

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.