Show Less
Restricted access

Collecçam dos Papeis Anonymos

Editada por Hans Fernández e Pascal Striedner

Series:

Bento Morganti

Edited By Hans Fernández and Pascal Striedner

A Collecçam dos Papeis Anonymos constitui o primeiro texto do gênero spectator aparecido na península ibérica. Atribuída ao religioso Bento Morganti, a obra circulou na cidade de Lisboa — num contexto marcado pela Censura e Inquisição — em forma de folhas volantes entre os anos de 1752 e 1754. Ao longo de quatro coleções e 44 números, sua instância narrativa reflete com base em um pensamento próprio do Iluminismo sobre a necessidade de transformar a sociedade portuguesa, especialmente por meio da educação, com a finalidade de levá-la ao nível das mais avançadas da Europa.

A presente edição diplomática dá a conhecer o «Manuscrito de Coimbra» e tenta contribuir para a pesquisa dos spectators em Portugal.

Show Summary Details
Restricted access

Reflexão sobre os Livros.

Extract



Q Uando me retirei para este citio, vendo o pouco vulto que fazia na Corte, aonde quazi tudo se mede a vulto, e muitas vezes só pelo que avulta se medem os engenhos, e se adiantão as pessoas, formei a idéa de não querer transplatar commigo mais livros, que os poucos, e pequenos em que achase divertimento, e utilidade; em saber o necessario, e não em ler o superfluo, e impertinente, lembrandome do dito de Callimaco.

Mega Biblion, mega Kakon.

Callimacus apud Athen. Lib. III. Cap. I.

Que quer dizer: que Ordinariamente hum grande livro, he hũ grande mal. E he, ou deve ser muito mais estimavel huma simples folha de papel quando seu Author nella publique alguma coiza util, e sustancial, do que hum volume grande, aonde para se achar hum lugar em que o discurso se detenha seja precizo en[...]tiarse a paciencia em repassar hum grande numero de folhas que todas pouco mais ou menos dizem o mesmo, e em que se não encontrão senão periodos inuteis, e quasi de nenhuma serventia.

Hum Author que publica seus escriptos em hum volume grande, tem huma ventagem muito mayor, sobre o outro que não publica mais que huns pequenos tratadinhos separados, e huma pequena obra atràs de outra. Nos grandes volumes senão espera achar coiza de consideração senão no fim de hum dilatado, e enfadonho preambulo, e...

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.