Show Less
Restricted access

Collecçam dos Papeis Anonymos

Editada por Hans Fernández e Pascal Striedner

Series:

Bento Morganti

Edited By Hans Fernández and Pascal Striedner

A Collecçam dos Papeis Anonymos constitui o primeiro texto do gênero spectator aparecido na península ibérica. Atribuída ao religioso Bento Morganti, a obra circulou na cidade de Lisboa — num contexto marcado pela Censura e Inquisição — em forma de folhas volantes entre os anos de 1752 e 1754. Ao longo de quatro coleções e 44 números, sua instância narrativa reflete com base em um pensamento próprio do Iluminismo sobre a necessidade de transformar a sociedade portuguesa, especialmente por meio da educação, com a finalidade de levá-la ao nível das mais avançadas da Europa.

A presente edição diplomática dá a conhecer o «Manuscrito de Coimbra» e tenta contribuir para a pesquisa dos spectators em Portugal.

Show Summary Details
Restricted access

Utilidades do Vinho,

Extract



C Omo estamos no entrudo, he justo que vamos tambem com o tempo; porque todas as couzas devem seguir de alguma sorte o uzo vulgar, e comum. Quando de ordinario todos padecem suas demazias, e excessos, naõ parecerá bem que eu queira ser austero, e tam sobrio que enfado aos meus Leitores, e assim me parece a proposito falar alguma couza sobre o vinho, ou pelo menos referir o que a este respeito pratiquei com hum destes cultores de Bacho, que ao mesmo tempo era Sacerdote de Ceres, em certa occaziaõ que concorri com elles na mesma solemnidade a que somos convidados. Naõ he o meu intento aprovar as demazias que ordinariamente se practicam, como se houvesse alguma separaçam de tempos em que seja licito o [38] peccado da gula, mas sim desculpar de algum modo maes prudente, e menos rigido, o excesso de algumas pessoas que correndo em seguimento do gosto perdem o tino da razam, para que ao menos tenham algum documento para a sua defeza; pois naõ ha couza que deixe de ter seu patrocinio ou solido, ou aparente, sem nos esquecermos de que o que socede por acazo, e raras vezes naõ destroe a regra geral, e ordinaria que nunca fica menos solida, pelos successos, e exemplos que se encontraõ por acazo, e com raridade. He precizo, e quasi necessario este pequeno exordio, para fugir das garras dos que se ostentam regulados, e inteiramente sobrios neste tempo, pois vendo que escrevo para todos...

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.