Show Less
Restricted access

A Angústia da Influência

Política, Cultura e Ciência nas relações da Alemanha com a Europa do Sul, 1933–1945

Series:

Edited By Fernando Clara and Cláudia Ninhos

Os ensaios reunidos neste volume reflectem sobre a angústia da influência que a Alemanha nacional-socialista sente na sua relação específica com os países da Europa do Sul com quem, à época, tem afinidades ideológicas manifestas (Itália, Espanha, Portugal). E fazem-no, num quadro disciplinar polifacetado onde convivem e interagem a política, a cultura e a ciência. Não se trata de analisar a propaganda nacional-socialista ou de reflectir sobre as suas estratégias discursivas e retóricas, mas sim de procurar compreender o que fica aquém e além do seu discurso: como se caracterizam os contextos locais em que esta retórica se inscreve? Quais as modalidades que essa angústia da influência alemã conheceu ou adoptou? Quais as suas realizações efectivas, em termos culturais e científicos?
Show Summary Details
Restricted access

Circulação Teórico-Prática entre o III Reich e o Estado Novo: Hermann Distel e a Arquitectura Hospitalar

Extract

Ana Mehnert Pascoal

Além disso, em arquitectura ninguém se pode considerar profeta, nem imaginar que o caminho que traçou é o que conduz à verdade.

Cottinelli Telmo, 1941

Hermann Distel e a viragem na arquitectura hospitalar

A profícua carreira do arquitecto alemão Hermann Distel ficou marcada pela construção hospitalar. Oriundo de uma família conservadora, Distel estudou em Estugarda e Karlsruhe e praticou em Zurique, Berlim, Friburgo e Breslávia; abriu o seu atelier em 1905, em Hamburgo, em parceria com August Grubitz (Pawlik, 2009: 17). A actividade foi, desde início, intensa, englobando construções habitacionais, industriais e religiosas, bem como planos urbanísticos. Os projectos desenvolveram uma linguagem que, de forma gradual e moderada, valorizou os interiores funcionais e adoptou um pendor rectilíneo, experimentando com coberturas em terraço, embora empregando materiais locais como o tijolo (Distel & Piper, 1929).

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.