Loading...

Um novo jeito de fazer teologia

A caminhada teológico-pastoral da Igreja na América Latina, no Brasil e em Fortaleza

by Paulo Henrique Nicoly Menezes (Author)
©2004 Thesis 474 Pages

Summary

O presente trabalho é uma tentativa de abrir caminhos no longo processo de reflexão teológico-pastoral da Igreja. Iniciando com a Igreja na América Latina, esboçando a Igreja no Brasil, particularisando a Igreja no Nordeste do Brasil e, por conseguinte, mergulhando, especificamente, na Igreja em Fortaleza, objetiva-se frisar que a opção pelos(as) desvalidos(as) da sociedade significa solidariedade e serviço preferencial aos(as) discriminados(as) e maior presença da Igreja na sociedade como um todo, renovando-se a si mesma como Comunidade Cristã e renovando a sociedade como meio humano no qual as pessoas vivam humanamente integradas. A partir desta constatação há razão para que a Igreja prossiga confiante rumo a uma teologia sempre mais encarnada na realidade de vida e de fé dos(as) seus(suas) fiéis, na certeza de que enquanto existir uma sadía inquietude e uma natural controvérsia no seio da Igreja, haverá esperança, porque isso é, também, sinal vivo da moção do Espírito Santo.

Details

Pages
474
Year
2004
ISBN (Softcover)
9783631511978
Language
Spanish; Castilian
Keywords
Option für die Armen Lateinamerikanische Bischofskonferenz Lateinamerika Katholische Kirche Papst Johannes Paul II. Fortaleza Praktische Theologie Kirchengeschichte Evangelisierung Zweites Vatikanisches Konzil
Published
Frankfurt am Main, Berlin, Bern, Bruxelles, New York, Oxford, Wien, 2004. 473 pp.

Biographical notes

Paulo Henrique Nicoly Menezes (Author)

O autor: Paulo Henrique Nicoly Menezes é brasileiro, nascido em 1966, na cidade de Fortaleza-Ceará onde cursou filosofia e teologia, revalidando estes estudos na universidade de Tübingen, na qual logo em seguida fez um doutorado em teologia. No momento, ele está concluíndo uma pós-graduação em psicoterapia, na cidade de Freiburg e trabalha em um centro psicológico da diocese de Rottenburg-Stuttgart, no Sul da Alemanha.

Previous

Title: Um novo jeito de fazer teologia