Show Less
Restricted access

Collecçam dos Papeis Anonymos

Editada por Hans Fernández e Pascal Striedner

Series:

Bento Morganti

Edited By Hans Fernández and Pascal Striedner

A Collecçam dos Papeis Anonymos constitui o primeiro texto do gênero spectator aparecido na península ibérica. Atribuída ao religioso Bento Morganti, a obra circulou na cidade de Lisboa — num contexto marcado pela Censura e Inquisição — em forma de folhas volantes entre os anos de 1752 e 1754. Ao longo de quatro coleções e 44 números, sua instância narrativa reflete com base em um pensamento próprio do Iluminismo sobre a necessidade de transformar a sociedade portuguesa, especialmente por meio da educação, com a finalidade de levá-la ao nível das mais avançadas da Europa.

A presente edição diplomática dá a conhecer o «Manuscrito de Coimbra» e tenta contribuir para a pesquisa dos spectators em Portugal.

Show Summary Details
Restricted access

Sobre a reputaçam em geral, e da delicadeza do credito a respeito dos Mercadores-

Extract



D Epois, que me apartei dos tumultos da Corte buscando neste retiro o meu socego, poucas vezes vou a ella, excepto quando o pedem algumas dependencias, ou por causa de alguma cousa especial, que nella haja que ver; porque sempre he bom ver tudo ao menos huma vez, para saber contar aos vindouros o que tem passado, e he muito mais efficaz a impressam do que se refere pelas pelas noticias intuitivas, do que que quãdo esta noticia he adquirida pelas noticias [82] abstractivas; e como me disseram q̃ este anno na Procissam de Corpus havia algùa novidade, entendi que o vulgo barbaro, e ignorante apagava as saudades, que tem da Serpe, e do Adrago, dos carros dos Orteloens, Tanoeiros, e Danças, &c. Com que esta solemnidade de se fazia aos seus olhos mais festiva, e alegre, nam sendo na verdade nem tam grave, nem tam decente; àlem de tudo isto vinha forçado, se sem genero algum de alluzam, que lhe service de desculpa, especialmente as tres rediculas figuras dos Gigantes; mas achei por novidade ser este anno a Procissam mais breve, por se terem della eximido muitas Confrarias, e algumas Communidades Religiosas, que conseguiram ficar na sua primitiva izençam, com o que ficou sendo menos enfadonha. Na tarde do mesmo dia por nam ter occaziuam opportuna de falar em negocios, nem de fazer jornada, fiz como os mais. Vesti o meu vestido melhor, que tinha, e pedi a hum amigo, que...

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.