Show Less
Restricted access

Dinâmicas Afro-Latinas

Língua(s) e História(s)

Edited By Juanito Ornelas de Avelar and Laura Álvarez López

A tentativa de compreender como nascem as variedades de uma língua não pode ser dissociada da investigação sobre os aspectos históricos que permeiam a emergência dessas variedades. Da mesma forma, estabelecer a história de uma comunidade requer a observação de elementos que participaram de sua constituição social, cultural, política, econômica etc., entre os quais a língua ocupa um lugar de destaque. Língua e história se entrelaçam: uma não existe sem a outra. Esta coletânea aborda temas que interessam ao estudo dos contatos entre africanos e europeus na América Latina e na África, focalizando aspectos históricos e linguísticos relacionados ao papel dos africanos e suas línguas na gênese de novas variedades do português e do espanhol.
Show Summary Details
Restricted access

Evidências do contato com as línguas africanas na formação do português brasileiro: propostas para a constituição de um corpus

Extract



1. Introdução1

A questão da relevância do contato com as línguas africanas na formação do português brasileiro vem sendo debatida há mais de um século. Este capítulo, com base na noção de “continuum afro-brasileiro” proposta por Petter (2009), delineia propostas para a constituição de um corpus que permita reforçar as evidências empíricas que sustentam a hipótese da influência das línguas nigero-congolesas, em particular do grupo banto, sobre o português, na constituição das diversas vertentes da língua falada no Brasil.

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.