Show Less
Restricted access

Manual do Mediador Internacional

José Pascal da Rocha

A mediação internacional é tanto uma arte quanto uma ciência. A fim de lançar alguma luz e aprender com instâncias de mediação política, este estudo se concentrará na mediação política como um meio de regulação de conflitos, pelo qual um conflito violento é terminado e o terceiro mandatado auxilia as partes a encontrar estruturas novas ou diferentes e mecanismos para resolver suas queixas subjacentes. Com base em 5 fases distintas, o manual tentará ilustrar e demonstrar os mecanismos gerais do processo de mediação, desde o início do processo de mediação até o alcance de um resultado mediado. Finalmente, um estudo de caso complexo das mediações do Sudão será usado para dar sentido ao modelo de mediação apresentado. O manual terminará com algumas lições importantes aprendidas com o estudo de caso e com os pensamentos finais gerais. Como tal, dedica-se a informar o curioso, a servir como um companheiro de pensamento para o praticante mais instruído, e para estimular mais design conceitual e inovação com o formulador de políticas, a fim de continuar trabalhando para o estabelecimento de uma epistemologia básica de mediação.

Show Summary Details
Restricted access

Prefácio

Extract



A ideia para este manual de mediação de conflitos internacionais havia estado em minha mente por algum tempo. Eu não sabia bem como a minha experiência e expertise ajudariam a moldar o meu discurso. Contudo, em resposta aos frequentes encorajamentos, apoios e argumentos sobre o valor do compartilhamento da expertise vinda da prática, me senti energizado a superar minhas preocupações sobre a capacidade de contribuir de maneira relevante para a disciplina de mediação. Quando da escrita deste trabalho, a mediação permanece em larga medida uma arte, embora algumas contribuições significativas tenham vindo de diversas disciplinas acadêmicas. Ademais, um debate mais rico e matizado emergiu desde o fim da Guerra Fria, quando vimos a demanda pela mediação crescer exponencialmente, culminando na difícil situação da guerra civil na Síria. Ao longo do texto, busquei citar a literatura relevante, sem pretender oferecer uma reflexão crítica de todos os excelentes trabalhos pioneiros e contribuições orientadas às políticas no campo. Muitos destes trabalhos certamente informaram minha própria escrita, instando-me a me posicionar e a contribuir humildemente para o campo.

Assim, este manual se dirige ao leitor interessado, à profissional experiente, ao estudante entusiasmado, à aprendiz consumada e aos acadêmicos curiosos. A partir de uma abordagem mais popular à mediação internacional, busquei cobrir os debates mais relevantes e atuais nesse campo. Para oferecer um resultado mais direto, decidi omitir muitas outras contribuições relevantes, sobre...

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.