Show Less
Restricted access

Collecçam dos Papeis Anonymos

Editada por Hans Fernández e Pascal Striedner

Series:

Bento Morganti

Edited By Hans Fernández and Pascal Striedner

A Collecçam dos Papeis Anonymos constitui o primeiro texto do gênero spectator aparecido na península ibérica. Atribuída ao religioso Bento Morganti, a obra circulou na cidade de Lisboa — num contexto marcado pela Censura e Inquisição — em forma de folhas volantes entre os anos de 1752 e 1754. Ao longo de quatro coleções e 44 números, sua instância narrativa reflete com base em um pensamento próprio do Iluminismo sobre a necessidade de transformar a sociedade portuguesa, especialmente por meio da educação, com a finalidade de levá-la ao nível das mais avançadas da Europa.

A presente edição diplomática dá a conhecer o «Manuscrito de Coimbra» e tenta contribuir para a pesquisa dos spectators em Portugal.

Show Summary Details
Restricted access

Dos Sonhos.

Extract



POr pequenas que as coizas sejam, nam ha nenhuma, que deixe de ser bastante para excitar alguma reflexam, que possa produzir effeito no espirito do homem, que quer aproveitar o tempo em discorrer; e eu quanto a mim entendo pelo que tenho prezenciado, e ouvido, que todos os homens grandes practicaram sempre a maxima de nam desprezar nada, porque tudo lhe pode ter alguma serventia, ainda o que simplesmente serve para passar o tempo, e de certo genero de divertimento honesto. Para seguir esta maxima como utilissima á sociedade erudita, me aproveitei de huma istoria ou verdadeira, ou fingida, que contou hum dos amigos que se ajuntam em huma caza conhecida, para passarem em boa conversaçaõ algum bocado de noute. Cada hum foi contando sua [30] galantaria, e este trouxe, naõ me lembra porque motivo, huma istoria sucedida com o Prior de huma terra vezinha da Corte. Costumava este Parrocho, por conta das suas dependencias vir muitas vezes á Cidade, e de ordinario se hospedava em caza de hum seu amigo, que o tratava com cordialidade, e grandeza. Sempre que se despedia, o importunava que fosse tambem passar com elle alguns dias, para se divertir, e descançar dos enfadonhos cuidados que lhe cauzava a sua occupaçaõ. Persuadiose o homem que lizongearia muito o seu Reverendo hospede se alguma occaziam aceitasse as suas repetidas offertas, e hum anno na Estaçam proporcionada em que he mais agradavel o campo, preparou-se, mais o seu criado, e deo comsigo em...

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.