Show Less
Restricted access

Collecçam dos Papeis Anonymos

Editada por Hans Fernández e Pascal Striedner

Series:

Bento Morganti

Edited By Hans Fernández and Pascal Striedner

A Collecçam dos Papeis Anonymos constitui o primeiro texto do gênero spectator aparecido na península ibérica. Atribuída ao religioso Bento Morganti, a obra circulou na cidade de Lisboa — num contexto marcado pela Censura e Inquisição — em forma de folhas volantes entre os anos de 1752 e 1754. Ao longo de quatro coleções e 44 números, sua instância narrativa reflete com base em um pensamento próprio do Iluminismo sobre a necessidade de transformar a sociedade portuguesa, especialmente por meio da educação, com a finalidade de levá-la ao nível das mais avançadas da Europa.

A presente edição diplomática dá a conhecer o «Manuscrito de Coimbra» e tenta contribuir para a pesquisa dos spectators em Portugal.

Show Summary Details
Restricted access

Dos homens em geral.

Extract



N A verdade que naõ ha couza que possa servir de milhor instrucçaõ para a vida civil, e Politica, como he a liçaõ dos caracteres dos homens, e as reflexoens, que sobre elles se fazem, ou podem fazer; o verdadeiro fim a que se terminam os primeiros he a introduzir hum quasi verdadeiro conhecimento das pessoas, e servem de suavizar o serio das segundas, que pode ser que enfaltiem se forem muito continuadas, e sem interrupçam. He bem verdade que o caracter anima a Reflexaõ he propriamente a explicaçam do Caracter, mas esta deve ser justa, pouco ex-[82]tensa, e preciza, e ao mesmo tempo clara, como tambem o caracter vivo, puro, e agradvel, sem admittir couza alguma que puxe para a bufoneria. Mas disgraça he que se prezentemente as obras naõ carregam para esta parte já se chamaõ insipidas, frias, e quasi indignas de se lhe porem os olhos, porque se nam cuida no louvavel fim da instrucçam, satisfazendo-se a maior parte da gente com ter hum leve divertimento com alguma pueridade jocoza, ou jocoseria, do que empregar alguma hora de liçam no que pode servir para lhe polir o engenho, e fazelo mais prompto para o raciocinio claro, e pausivel. Eu pasmo de ver a indiscreta aplicaçaõ com que se buscam com gosto os papeis que intitulando-se por critica, vem acabar em satira, confundindo o fim, e a destinaçam de cada huma destas duas coizas, e...

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.