Show Less
Restricted access

Collecçam dos Papeis Anonymos

Editada por Hans Fernández e Pascal Striedner

Series:

Bento Morganti

Edited By Hans Fernández and Pascal Striedner

A Collecçam dos Papeis Anonymos constitui o primeiro texto do gênero spectator aparecido na península ibérica. Atribuída ao religioso Bento Morganti, a obra circulou na cidade de Lisboa — num contexto marcado pela Censura e Inquisição — em forma de folhas volantes entre os anos de 1752 e 1754. Ao longo de quatro coleções e 44 números, sua instância narrativa reflete com base em um pensamento próprio do Iluminismo sobre a necessidade de transformar a sociedade portuguesa, especialmente por meio da educação, com a finalidade de levá-la ao nível das mais avançadas da Europa.

A presente edição diplomática dá a conhecer o «Manuscrito de Coimbra» e tenta contribuir para a pesquisa dos spectators em Portugal.

Show Summary Details
Restricted access

Memorial de Antiguidades.

Extract



B Em conheço que o Argumento deste papel póde parecer a muitos inutil, e pouco necessario; mas como quem escreve deve olhar para o futuro, se agora naõ tem serventia estas memorias, là virá tempo em que se aproveitem. Ajunte-as com trabalho em beneficio da Igreja a que pertencem, e como se reputaraõ por superfluas naõ se fazendo cazo dellas, porque nem sendo gratuitas as quizeraõ colocar em parte aonde fosse ao menos provavel a sua conservaçaõ, rezolvo-me a publicalas, porque assim podem chegar ás maõs de quem as estime, se naõ for pelo que contem, ao menos pelo trabalho com que se naõ deixáraõ de todo perder, e extinguir, pois de quinhentas podem durar cem, e de huma só manuscripta póde nem haver memoria.

Extinguindo a Magestade Fidelissima do Senhor [10] Rey D Joaõ V. no anno 1742. o antigo Cabido da Se Cathedral desta Cidade, e ficando de seu Regio Padroado, a instituio Basilica assinando-lhe novos Ministros, e estabelecendo com authoridade Pontificia diversa fórma de serviço do coro, mudando-se os assentos do Coro, e juntamente o pavimento, para ficar com mais capacidade para os ministerios dos Divinos officios, como se practicaõ na Santa Igreja Patrialchal. Para isto foy necessario bullir em todas as sepulturas que se achavaõ na mesma Capella; mas isto se fez com tal dezordem, e confuzaõ, que quasi tocava nos lemites da indecencia, pela pouca attençaõ dos que prezidiaõ a esta obra,...

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.