Show Less
Restricted access

Collecçam dos Papeis Anonymos

Editada por Hans Fernández e Pascal Striedner

Series:

Bento Morganti

Edited By Hans Fernández and Pascal Striedner

A Collecçam dos Papeis Anonymos constitui o primeiro texto do gênero spectator aparecido na península ibérica. Atribuída ao religioso Bento Morganti, a obra circulou na cidade de Lisboa — num contexto marcado pela Censura e Inquisição — em forma de folhas volantes entre os anos de 1752 e 1754. Ao longo de quatro coleções e 44 números, sua instância narrativa reflete com base em um pensamento próprio do Iluminismo sobre a necessidade de transformar a sociedade portuguesa, especialmente por meio da educação, com a finalidade de levá-la ao nível das mais avançadas da Europa.

A presente edição diplomática dá a conhecer o «Manuscrito de Coimbra» e tenta contribuir para a pesquisa dos spectators em Portugal.

Show Summary Details
Restricted access

De diversas Inscripçoens Antigas.

Extract



NO ultimo papel do anno passado dei ao Publico a noticia de huma Inscripçaõ antiga que se achou nos fundamentos de humas cazas que se pertenderaõ reedificar no citio das Pedras negras desta Cidade, junto à Freguezia de S. Maria Madalena, e como com ellas [3] se acharaõ outras, me parece justo offerecellas tambem aos curiozos, para empregarem algum tempo na sua averiguaçam, por naõ ser conveniente á Republica das letras deixar em hum continuado esquecimento o estudo das antiguidades, sendo este huma das boas partes que animaõ melhor a historia. Naõ direy por agora couza alguma sobre a sua inteligencia, porque me naõ quero adiantar, mas deixo o campo livre para cada hum trabalhar a seu gosto, e eu sou o primeiro que heide estimar ouvir o juizo de alguns sobre a aplicaçaõ que ellas tem, ou verosimilmente podem ter, porque me dezejo instruir com a fadiga alhea, e protesto pelo socorro, ao mesmo tempo que detesto a vaidade. Em quanto as publíco, trabalho como os mais na averiguaçaõ, e do que achar ou meu, ou alheyo informarey sinceramente os curiozos. Tambem as mandei para outras partes adonde se faz profissaõ deste estudo, e estou certo que nellas se naõ poupa trabalho, porque se estimaõ muito estas noticias; espero as repostas correspondentes a cada huma, e tambem sem adoptar o trabalho dos outros falarey depois com ingenuidade, porque só quero ser util, ainda que só para mim fique a mesma parte da gloria.

You are not authenticated to view the full text of this chapter or article.

This site requires a subscription or purchase to access the full text of books or journals.

Do you have any questions? Contact us.

Or login to access all content.